-
Arquitetos: Diez + Muller Arquitectos
- Ano: 2022
-
Fotografias:JAG Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Contexto: A Novopan é o maior fabricante de placas de melamina do país e da região. A encomenda surgiu da necessidade de desenvolver um projeto para novos espaços administrativos e serviços para sua fábrica recentemente ampliada. O cliente havia designado um antigo estacionamento no terreno da planta industrial existente para o projeto em questão. Um espaço plano e de área reduzida, o que exigiu o desenvolvimento de um edifício de pelo menos 5 andares para acomodar o extenso programa necessário. Ao chegar ao terreno, identificamos uma oportunidade quando nos deparamos com uma inclinação alongada e irregular junto à fábrica existente, o que nos permitiria desenvolver o mesmo projeto em apenas 2 andares.
Primeiro, conectando o novo projeto à fábrica, atinge-se um melhor relacionamento entre ambos, controle sobre a operação e, mais importante ainda, a possibilidade de conectar e aproximar a força de trabalho ao setor administrativo. Em segundo lugar, implantando o edifício em um talude, conseguimos fazer dos novos escritórios a cara da empresa para a cidade, reduzindo a forte presença dos galpões industriais e gerando uma nova escala, mais humana e amigável. E finalmente, aproveitamos os espaços "residuais" entre o edifício de escritórios e a fábrica para inserir áreas de apoio e serviços.
A Intervenção: O edifício principal situa-se no talude curvilíneo, adaptando-se à sua forma natural e fazendo uma referência à sinuosidade da estrada adjacente. Os pavimentos de escritório foram distribuídos no terreno em "forma de serpente", estabelecendo uma operação horizontal que permite e incentiva a fácil comunicação e proximidade entre as diferentes divisões da empresa. Esta ideia é reforçada pelo átrio central, que integra os dois andares e é onde existe a maior comunicação física e visual do edifício. Esse espaço foi concebido não apenas como o coração do projeto, mas também como lugar as atividades sociais da organização ocorrem (oficinas, apresentações, coworking e eventos sociais) e, acima de tudo, motivando os usuários a se conectarem, se encontrarem e compartilharem.
Estrutura e Materialidade: O projeto busca uma lógica estrutural e construtiva, de forma clara, organizada e flexível. O térreo tem apenas dois eixos equidistantes que definem e compõem a proposta espacial. A estrutura é composta de lajes protendidas, vigas e balanços que geram leveza, dinamismo e sensualidade no espaço. No interior, o esqueleto de concreto é aparente, definindo o espaço sem ornamentos ou adições, complementado apenas com detalhes e móveis feitos em obra.
Sustentabilidade: Primeiro, a inclinação alongada nos permite ter uma construção estreita e baixa, maximizando a iluminação e ventilação naturais, e reduzindo consideravelmente as necessidades de consumo de energia. O sistema implementado de placas de concreto em balanço e ripas verticais de melamina, agem como brises que protegem os espaços do intenso sol da tarde. O átrio de pé direito duplo funciona por efeito chaminé, ventilando o ar natural de entrada na vertical através de aberturas nas clarabóias superiores, que também iluminam o espaço central.